terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"O Compadre da Morte"- Um belo espetáculo-


Com um elenco primoroso, um figurino impecável, e contando com a direção de movimento de Merlin Kern, mais a preparação vocal de Edmo Perandim, e a produção: de Richard Santos, O espetáculo “O compadre da Morte”, texto e direção de Mario Pérsico, vem provar a máxima que estudo, disciplina e dedicação são ingredientes fundamentais para que o sucesso aconteça.
E, mais uma vez a Cia. Clássica de Repertório presenteia a cidade de Sorocaba com um belíssimo trabalho, marca registrada dessa trupe de atores, atrizes, pesquisadores, produtores, músicos pessoas realmente comprometida com a arte cênica.
Tive o privilégio de acompanhar alguns ensaios e pude observar o rigor com que o trabalho é executado. A começar pelo horário cumprido a risca, as pequenas pausas, a troca de idéias, o debate, e por fim o ensaio propriamente dito de horas e horas ininterruptamente.
O Compadre da Morte surge, diz Mário Pérsico: — para a CIA CLÁSSICA DE REPERTÓRIO como um aprofundamento de uma pesquisa sobre o universo mítico do caipira, das lendas e causos extraídos do folclore brasileiro. Pesquisa esta que começou no ano de 2006, com o Projeto “De Feiras de Muares à Revolução Industrial”, quando a Cia. Clássica de Repertório foi agraciada com o Prêmio Funarte de teatro Myriam Muniz.
O Projeto, como um todo, é um resgate dessa cultura partindo-se de lendas e causos que povoam o inconsciente brasileiro. O texto nascido dessa pesquisa partiu basicamente das histórias e causos recolhidos por Câmara Cascudo. O texto, dentro desta proposta explora o lúdico.

Na tarde da estréia, 05/02 com um público que lotou as escadarias da Oficina Otelo o silêncio foi quebrado apenas pelos risos da platéia diante de cenas deliciosas de muito humor e ironia, mas que voltava a imperar em cenas de rara beleza poética como o canto da sereia, momento singular do espetáculo. O espetáculo é todo composto de cenas maravilhosas, de falas marcantes, de gestos preciosos, e de um cenário pertinente à proposta teatro de rua.
Um excelente espetáculo que recomendo na certeza de que desfrutaram de momentos de magia, beleza, reflexão.
A todos, meus parabéns.

4 comentários:

Unknown disse...

André Paes .

Um Belo texto ... muito obrigado !
È bom sentir que o nosso trabalho é reconhecido.
Fazer parte deste grupo da Cia Clássica é maravilhoso além de passar disciplina e o mais importante a arte. Todos estão de parabéns pelo trabalho, um espetaculo maravilhoso visado para qualquer público .

Meus parabéns a Cia Clássica de repertório .

sueli aduan disse...

Perfeito, André!

abraços

Anônimo disse...

Parabéns Sueli! Realmente nos esforçamos muito, para oferecer a nossa cidade, um espetáculo belíssimo, com a finalidade de tocar o público, fazendo com que o público retorne assista a peça várias vezes. Essa é a grande recompensa dos profissionais envolvidos. Amamos o que fazemos.

sueli aduan disse...

E, o fruto desse esforço está todo lá, presente na rua, Cíntia.

Amamos o que fazemos,com certeza. :o)

obrigada,
bjus