quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Eu Que Aprenda a Levitar''

 
"O sofrimento existe até na música. Basta reparar. Os instrumentos mais primitivos trazem a sua marca visível: as flautas são feitas de ossos, as cordas de intestinos, tambores são feitos de pele, as trompas e as cornetas de chifres. Todos os instrumentos são, na sua origem, testemunhos sangrentos da vida e da morte.”
 José Miguel Wisnik.

Além de compositor e ensaísta, é professor de literatura brasileira na USP, conversou com o público (Sorocaba) sobre o impacto das crises individuais. Para ele, cair é efeito da gravidade, daquilo que é pesado. Mas e se, em resposta a um corpo que cai, tentarmos voar, levitar? Talvez isso seja possível ao aproximar-se das possibilidades indicadas pela arte, que tantas vezes contrapõe certa leveza profunda a tudo aquilo que é pesado e superficial, acredita o compositor. Ele, que entende o mundo como barulho e silêncio, afirma: Se meu mundo cair, então caia devagar. Não que eu queira assistir, sem saber evitar. Cai por cima de mim: quem vai se machucar, ou surfar sobre a dor até o fim? Cola em mim até ouvir coração no coração. O umbigo tem frio e arrepio de sentir o que fica pra trás até perder o chão. Ter o mundo na mão sem ter mais onde se segurar. Se meu mundo cair, eu que aprenda a levitar.

Wisnik é professor de literatura brasileira na USP, compositor, ensaísta, autor dos livros Sem Receita - Ensaios e Canções (PubliFolha), Veneno Remédio - o Futebol e o Brasil (Companhia das Letras), e do CD Pérolas aos Poucos, além de trilhas para cinema, dança e teatro.


Veja mais:
http://www.cpflcultura.com.br/site/2009/12/01/integra-eu-que-aprenda-a-levitar-jose-miguel-wisnik/

4 comentários:

Katia Mota disse...

Vi essa palestra mas já faz um tempo vou rever... muito bom... bjão

Toninhobira disse...

Que belo presente amiga,que palestra sensacional.E salvei nos favoritos.Muito boa mesmo.A frase é muito vasta e a reflexão e fantastica.
Que aprendamos a levitar sempre.
Um abração.

sueli aduan disse...

É ótima sim, Kátia. Reveja ,mas confirme o link que não estava abrindo.

E a palestra aqui em Sorocaba tb foi ótima.

bjão.

sueli aduan disse...

É Toninobira um presente mesmo, pra todos nós.

Opa! vamos aprender sim,estamos no caminho.:o).

Um abração.