segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Presente de Domingo- "Espetáculo Saudade"



minha reação foi de pura resistência, mas eu tinha bons motivos.
Domingo finalzinho da tarde, eu na rede, aquela malemolência, o arrastar das horas, o silêncio interrompido pelo canto das maritacas, a brisa...
E, derrepente o telefone, o convite. Como negar o convite de um amigo tão querido? Como negar a assistir o ensaio? O trabalho tão cuidadosamente elaborado
Do outro lado da linha, a voz firme, carinhosa, insistente.
_Vêm, vêm vá! Vai gostar!!!
Dá pra resistir? A mim não deu. Fui e, ainda bem.
O que vi ficou impregnado na minha pele, no meu corpo, na minha mente.
Movimentos limpos, em diálogo com o espaço onde a emoção se fez presente nos gestos de cada bailarino, num respeito extremo pela sua individualidade sem, no entanto, comprometer a busca do grupo.
Busca essa que extrapola a Saudade, (do Chile) e tema do espetáculo.
Ainda que o tempo vivido nesse país, pelos integrantes do grupo Família Cuerpo Brasil, tenha deixado suas marcas, e que danças como cueca, chilota entre outras sejam a tônica do trabalho, Danilo, Daia e Emerson, buscaram através da dança mostrar o elo existente entre todos os povos.
Da leitura de um poema de Pablo Neruda, na bela voz de Daia, a desconstrução dos movimentos por Emerson e a emotividade presente nos passos de Danilo, uma verdadeira viagem à arte da dança e ao conflito de se viver num mundo em que CORPO e FALA ainda não são bem compreendidos.
Agradeço a esses maravilhosos meninos, o convite, (com direito àquela linda cadeira de diretor de teatro), nem precisava sentava no chão mesmo, não sem antes tirar o chapéu.
Agradeço também ter conhecido (ainda que tão rapidamente) a Paola que com sua “fala” sobre dança, muito me encantou.
sueliaduan

"... sobre el cuerpo, se encuentra el estigma de los sucesos pasados, de él nacen los deseos, los desfallecimientos y los errores; em el se entrelazan y de pronto se expresan, pero también em él se desatan, entran em lucha se borran unos a otros y continúan su inagotable conflicto."
(Michel Foucault 1991)

6 comentários:

Adriana Riess Karnal disse...

Um belo texto Sueli, consegues nos dar a exata mpressão da maravilha do espetáculo.Queria ver tbm!

sueli aduan disse...

obrigada Adriana, assim que as datas e o local estiverem definidos aviso vc e, quem sabe poderá vir, Sorocaba é pertinho de São Paulo, seria ótimo heim!!!

.lucas guedes disse...

poxa, passei muito rápido pela sua cidade, adorei o sesi, tem muita coisa bacana lá. e o teatro tava cheio, então imaginei que o povo daí curte, né! um beijo.

sueli aduan disse...

é Sorocaba é muito teatro mesmo, muitos grupos com ótimos trabalhos, festival...

bjão

Robson Roso disse...

Invejavel

É tudo que eu tenho a dizer.

Saudoso Abraço

sueli aduan disse...

nossa!!! quando li"saudoso"
pensei quem será?
amei te ver, suadossíssssssssssmmma.

Venha me ver.
bjaõ