segunda-feira, 2 de março de 2009

...ir além dos sons das palavras... Escutar

...Se o dizer não se esgota na expressão sonora dos vocábulos, o escutar também não se restringe à captação auditiva dessas sonoridades. Escutar é um recolher-se concentrado na palavra que nos é dirigida. É um ouvir recolhido. Só escutamos verdadeiramente, quando “somos todo ouvidos”. Para escutar é preciso fazer parte do que se escuta, ou seja, sentir no mesmo sentido (homologein). Logein literalmente significa “dizer o mesmo que um outro diz”, ou seja, confirmar o que um outro diz.
Por isso, no escutar, o légein (dizer) desdobra-se em um homologein (estar de acordo com o mesmo dizer). Para que as coisas presentes brilhem e apareçam na presença, o légein-dizer desdobra-se em um homologein da escuta.

Heidegger interpreta o homologein como uma escuta obediente ao lógos, que consiste em dizer o que o lógos diz. Escutar na obediência é tornar-se obediente ao dizer que nos vem ao encontro, dizer este a que já pertencemos. Um escutar assim, como já sabemos, é um ir além do som das palavras.
É sintonizar com aquele que fala. M.Chauí
Talvez se pudesse acrescentar: só se ouve bem o que se ama.

4 comentários:

CajadOmatic disse...

No filme the Island o sujeito pergunta, quem é Deus? e ele responde, vc sabe quando vc quer muito uma coisa? pois bem Deus é o cara que não da essa coisa pra vc... O logus criou e se aposentou, mas deixou bons presentes para nos adaptarmos ao meio ambiente, um cranio 286 com 16 de RAM e um HD de 20Mb alem um cerebro de 200Mb com usb e scsi. Vc poderia dizer, mas o quê!!! esse hardware é pra la de ultrapassado e eu te diria, compete a cada um fazer seus upgrades. Se vc ama seu computer certamente vai botar um core com quatro processadores de 8Tera e instalar um Linux ao inves dum Vista :o)

sueli aduan disse...

Sérgio:
Nossa....essa tua fala(escrita) é muito boa, ri muito, sabendo que o riso é coisa muito séria.
Genial.

cada um fazer seus upgrades...é preciso, questão de sobrevivência.
abs

Marinês disse...

Ai Su........que bacana........complementa mesmo o meu.......preciso exercitar o ouvir e aprender essa arte...
bju

sueli aduan disse...

Marinês:

penso que todos nós precisamos...

obrigada.
abs