sábado, 10 de julho de 2010

da série: Tenho um amigo que disse que eu:



Fico toda vermelha, rubra, quando ele olha para mim, e completa: olha no fundo de mim. Eu rio, mas o que ele não sabe é que essa vermelhidão toda não é exatamente por conta do motivo que ele pensa, ou melhor, pelo que eu penso que ele deve estar a pensar. Trata-se não do olhar e sim do falar. Desde muito jovem eu já reagia assim. Minha respiração ficava lenta e meu corpo todo mole. Sempre tive uma vaga impressão que ia desfalecer, bastava ouvir algo que me entristecesse ou que me causasse espanto e a tonalidade da minha pele mudava, às vezes ficava só levemente avermelhada. Dependia muito do que escutava.
—que nada, mente pra ela, não é sua mãe? Mãe perdoa, boba (ficava rosa claro);
—mas é da Manoela... Ela nem vai perceber, pega logo, é só um bombom (vermelhinho);
—comigo não, mulher que traí merece bala (vermelho rubro);
—essa gente... Pobre é tudo vagabundo (vermelho intenso).
—coisa de veado (vermelho, rubro intenso)
Cresci assim, depois com a idade fui agregando outros tons, oscilando entre vermelho fraco e forte, líquido ou com um sorriso disfarçado.
Um outro amigo, desses que percebem no ar uma situação delicada, veio em meu socorro e de um fôlego só disse: - fica feliz, amiga, a maioria das pessoas não se espanta mais com nada, imagina, então, ruborizar. Mas, além de prestativo, ele também é muito curioso e queria saber o porquê de tanta vermelhidão. Eu até ia explicar, dizer da minha estranheza frente a um mundo tão desigual, imprevisível, triste e belo. Belo como o vermelho da rosa que o amante levou para sua amada, triste como o sangue do menino baleado na esquina, surpreendente como o vermelho dos meus cabelos brancos, mas não tive nem tempo, não.
Derrepente, lá estava o amigo maior, desses que nunca deixam a gente vermelha, mas que nos colocam em brasa, tamanha sabedoria.
E, foi logo dizendo: — Ela é assim mesmo, jóia rara! Eu rio.


4 comentários:

Marinês disse...

que coisa linda Sú..

é o entendimento das variáveis do tom vermelho..Parabéns

sueli aduan disse...

Obrigada,Marinês.
Fico feliz!!!!

Katia em anexo disse...

Ah Sú eu me divirto com essa série.... vc é uma verdadeira paleta e isso é muito bom...

sueli aduan disse...

É muito bom saber disso:- "divertir o leitor" que maravilha, fico muito feliz.

Hum! obrigada.
bjus